O Meu INSS é um sistema criado pela Previdência Social para tornar mais fácil a vida dos segurados. Há pouco tempo, para ter acesso a um simples extrato de contribuições, era necessário ir até uma agência do INSS e aguardar um bom tempo em filas.
O melhor de tudo é que o serviço é gratuito e muito fácil de utilizar. Vamos entender melhor como ele funciona?
O que é o Meu Inss
Ele é uma plataforma (disponível em site ou aplicativo para smartphones) criada pela Previdência. Nela, é possível simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar pagamentos, status de solicitações etc.
Além disso, você consegue ter acesso a todo o seu extrato CNIS, que é o seu histórico de trabalho com todas as contribuições previdenciárias, períodos trabalhados, empregadores, benefícios e vários outros serviços.
Essa modernização foi uma ótima solução para reduzir as filas nas agências e permitir um maior acesso à informação ao trabalhador. Ainda assim, precisamos adiantar que existe uma fila virtual.
Isso se dá pela falta de servidores para analisar o grande volume de demandas, que tem crescido cada vez mais.
Como fazer o cadastro no Meu INSS?
O Meu INSS é uma plataforma integrada ao Gov.br e oferece um ambiente digital exclusivo para os serviços públicos do governo. Com um cadastro, você pode utilizar todos os serviços que também estiverem disponíveis no Gov.br.
Para se cadastrar, basta informar os seus dados e responder algumas perguntas sobre sua vida previdenciária. Você deverá criar uma senha no site ou no aplicativo. A senha deve ser alfanumérica, ou seja, conter letras e números, e ter no mínimo 8 caracteres entre números e letras.
Clique em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’
Agora, informe seus dados pessoais, como CPF e nome completo, clique em avançar e preencha os outros dados: nome da mãe, data de nascimento, número do celular, e-mail, etc
Depois, basta confirmar seu e-mail e o número do celular. O possível irá enviar um código nesses canais. Confirme e crie sua senha.
Depois de criar a senha, volte ao Meu INSS e clique em ‘Entrar’. Você vai precisar autorizar o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS. Além disso, deverá confirmar informações como o seu histórico de trabalho, incluindo datas e nomes das empresas. Por isso, tenha por perto a sua carteira de trabalho.
Cadastro no Meu INSS pelos bancos
Também é possível fazer o cadastro via Internet Banking de alguns bancos. São eles:
Banco do Brasil
Acesse bb.com.br. Vá na opção Serviços. Clique em Previdência Social e selecione Senha meu INSS > NAI.
Banese
Acesse banese.com.br. Vá à Internet Banking Banese, vá na opção Serviços e depois Gerar Senha Meu INSS – NAI.
Banrisul
Acesse banrisul.com.br. Depois vá na opção Menu Serviços. Clique em Criar Código INSS.
Bradesco
Acesse bradesco.com.br. Clique na opção Outros Serviços e vá em Documentos. Depois clique em INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
Itaú
Acesse itau.com.br. Clique em Previdência e INSS. Depois vá em Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.
Caixa Econômica Federal
Acesse caixa.gov.br/Páginas. Vá na opção Serviço ao Cidadão e depois INSS. Clique em Gerar Código para Serviço INSS.
Santander
Acesse santander.com.br. Em seguida vá em Outros Produtos. Depois clique em Demais Serviços e selecione NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.
Sicoob
Acesse sicoob.com.br. Selecione Outras opções. Siga para Previdência Social. Depois clique em Senha Meu INSS > NAI.
Serviços disponíveis no Meu INSS
Na plataforma, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes. Durante o período de pandemia da Covid-19, com as agências do INSS fechadas, o aplicativo ganhou se tornou ainda mais útil para o cidadão.
Alguns dos serviços disponíveis são:
- Consulta de benefícios
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Agendar prova de vida
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
Não está conseguindo se cadastrar?
Se você seguiu todos os passos ensinados, não vai ter problema. Mas em alguns casos, pode ser que falte alguma informação essencial, como algum registro de trabalho esquecido.
Além disso, o cadastro pode falhar por divergência de dados. Isso acontece porque o Governo Federal possui vários bancos de dados. Algumas vezes, as informações podem divergir entre eles, desde simples erros de digitação a coisas mais graves.
Quando isso acontece, o bloqueio à plataforma é bloqueado. Para resolver, você pode fazer uma atualização de dados cadastrais. Para resolver, você pode agendar um atendimento presencial à uma agência do INSS ou contar com um advogado previdenciário. Ele terá acesso a um sistema exclusivo, chamado INSS Digital. Lá, ele poderá providenciar a atualização dos seus dados!
Como fazer agendamentos e solicitações pelo Meu INSS
Basta clicar na aba Agendamentos / Solicitações. Dificilmente você precisará dessa função, a não ser aqueles que não foram possíveis ser solucionados no Meu INSS. Ao agendar um serviço, você poderá escolher uma data e uma agência mais próxima de você. Mas fique ciente de que ainda existem filas!
Eu preciso de um advogado para acessar o Meu INSS?
A resposta é não. Você não precisa de ajuda profissional para acessar o Meu INSS ou solicitar qualquer benefício. Mas em alguns casos, uma ajuda especializada pode acelerar o processo e até mesmo impedir o indeferimento do seu pedido.
A legislação previdenciária é complexa e não para de mudar, além dos tribunais superiores também mudarem o entendimento sobre assuntos do Direito Previdenciário constantemente.
O resultado do seu pedido no Meu INSS pode definir o seu sustento pelo resto da vida. Por isso é tão importante prestar atenção em todas as etapas do processo.