Quem é segurado da Previdência sabe o que é ou já ouviu falar da perícia médica do INSS. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre ela, por exemplo: “como ela funciona?”, “como agendar?”, quem a realiza?”, “como recorrer caso o resultado seja desfavorável?” etc.
É muito importante estar a par dessas informações e saber o que fazer. Por isso, vamos te ensinar o que é como agendar a sua perícia médica do INSS!
É um procedimento médico de caráter obrigatório feito por um profissional da saúde habilitado pelo INSS, com objetivo de certificar se há mesmo doença ou ocorrência de acidente que tenha incapacitado o trabalhador, parcial ou totalmente, para o exercício de sua profissional de forma temporária ou definitiva.
Dessa forma, o resultado desse procedimento irá definir a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento dos benefícios de auxílio-doença, auxílio-acidente, e aposentadoria por invalidez.
O trabalhador que busca receber o benefício deve buscar atendimento médico, no qual um atestado vai ser elaborado determinando o seu afastamento das atividades laborais.
A empresa, por sua vez, deverá proceder ao agendamento da perícia para comprovar a incapacidade do empregado, que irá ocorrer depois de 15 dias de afastamento.
A duração do pagamento do benefício vai depender do grau da incapacidade. Uma nova perícia deverá ser agendada em até seis meses depois da primeira, para que o médico possa avaliar se o trabalhador está apto a retornar às suas atividades ou não.
A depender da incapacidade, o INSS determinará o prazo de duração do pagamento do benefício. Ao final dele, deve ser feito o agendamento de uma nova perícia em até seis meses.
Em 2021, assim como no ano passado, os segurados poderão ter a concessão do auxílio-doença sem a perícia médica nos postos da Previdência. A perícia documental consiste no envio de documentos, atestados, exames e laudos médicos e seguirá valendo até 21 de dezembro, apenas para os casos em que não for possível a realização da perícia presencial.
Por enquanto, o segurado que adoecer e precisar receber o auxílio-doença (ou auxílio por incapacidade temporária), só saberá se vai conseguir agendar uma perícia ou se poderá enviar a documentação pelo site do Meu INSS na hora do requerimento.
Assim, ele deve seguir o procedimento normal de solicitação do benefício.
A plataforma digital do Meu INSS foi criada para ofertar diversos serviços online e gratuitos aos segurados. No app ou no site, é possível consultar os benefícios e realizar agendamentos, como o da perícia médica.
Para fazer o login na plataforma é necessário possuir uma conta Gov.br ou criar. Caso não possua veja abaixo como é simples e seguro criar o seu login pela plataforma do INSS ou pelo aplicativo disponível pelo Instituto:
Todos os documentos devem estar atualizados!
Caso a sua perícia médica do INSS seja negada, não hesite em procurar um bom advogado especialista em direito previdenciário para te ajudar. Ele vai te ajudar a recorrer administrativamente, dentro do próprio INSS, ou até mesmo judicialmente, buscando sempre uma decisão favorável à concessão ou prorrogação do pagamento do benefício.
E aí? Deu para entender como funciona e como realizar o agendamento da sua perícia médica do INSS?
A prisão preventiva é uma medida cautelar prevista no Código de Processo Penal brasileiro. Embora…
Você sabia que é possível solicitar a certidão de dependentes no INSS? Isso mesmo, em…
Bem, muitas são as dúvidas a respeito do salário maternidade, Talvez você não saiba o…
Você sabia que é permitido a acumulação de benefícios do INSS? Pois bem, a Previdência…
O Auxílio-Reclusão, criado há mais de 50 anos, é um benefício pago pelo INSS aos…
Como sabemos os dentistas são profissionais de extrema importância responsáveis pela saúde bucal das pessoas.…